http://dkn.blogspot.com/ .^.dkn.^. .^.dkn.^. Sem tempo ou sem acesso ao blog. Aqui vai o que consegue chegar: <#POWERED>

.^. dKn .^.
.
dKn Blog





10/25/2002

Alguns livros muito interessantes que li e alguns comentários sobre eles:

Ismael - Daniel Quinn

Talvez seja melhor falar de "Ismael" começando pela forma como cheguei a ele:
Lendo um livro de um autor mais famoso, A Cidade de Vidro, de Paul Auster. Nesse livro (parte da Trilogia de Nova Iorque) há um escritor de nome Daniel Quinn, que se passa por detetive particular e acaba perdendo a identidade.
No final da história, há alguma coisa como "que pena que não dei atenção a Daniel Quinn quando o encontrei". Isso me deixou curioso: Seria uma alusão a alguem? Essa pergunta permaneceu na minha cabeça. Procurei em algumas bibliotecas por Daniel Quinn, achando que se tratava de algum filosofo obscuro norte-americano. Nada. Desisti da idéia. Então, um belo dia eu estava fuçando um sebo em São Paulo e na prateleira um livro me chamou a atenção pelo nome do autor e pelo subtítulo: "romance da condição humana" se me lembro bem.
Era Ismael, escrito por ninguém menos que Daniel Quinn. Pouco tarde foi lançado um filme com Anthony Hopkins baseado no livro( "Instinto").
O livro narra a história de um homem que atende a um anúncio no jornal que procurava pessoas com interesse sincero de salvar o mundo. Este homem acaba se tornando discipulo de um gorila (sim, um gorila). O gorila traça uma história da "civilização" e discursa sobre como a humanidade está fadada a se destruir se não mudar seu modo de viver.
Esse livro me chocou pelo apanhado de idéias (há uma alusão às 3 feridads narcisicas da humanidade segundo Freud, levemente adaptada) montando um argumento muito plausível de como o ser humano é um animal não adaptado ao ambiente.
O livro tem falhas e pode e deve ser discutido e criticado, mas vale a pena.


-- psicografado por .^.dkn.^. às 10/25/2002 05:42:00 PM 0 comentários