http://dkn.blogspot.com/ .^.dkn.^. .^.dkn.^. Sem tempo ou sem acesso ao blog. Aqui vai o que consegue chegar: <#POWERED>

.^. dKn .^.
.
dKn Blog





2/10/2003

O Filme ´Cidade de Deus' não mostra nada de novo, nem é extremamente realista. Então porque ele fascina tanto? Há diversos traços do tráfico de drogas que ele não mostra, como a ligação inicial com presos políticos da resistência nas ditaduras e com a C.I.A..

O grande mérito do filme é retratar de uma forma convincente a formação de valores paralelos em uma rede de crime organizado. Acontece como com um grupo de usuários de computador 'geeks' que começam a admirar os feitos dos hackers e procuram seguir seus passos. Alguém sem contato com computadores dificilmente vai se admirar até isso cair nos grandes meios de comunicação e virar um "Hackers" ou um "Matrix" da vida.

Pensar sobre isso me fez lembrar de um desses acasos do destino que ás vezes nos pegam: Assiti no mesmo dia "O Invasor", brasileiro, e "Dia de treinamento", dos EUA. Senti uma grande semelhança entre eles: A menção a uma 'força conspiratória' estendendo um braço em volta de todas as instituições, a polícia no caso dos dois filmes. Uma diferença/semelhança básica é ideológica: O brasileiro é pessimista: nade a vontade, você vai se afogar uma hora. O EUAno é um hino aos heróis da liberdade: Seja justo e o mundo será justo. Creio que nenhum dos filmes seria tão instrutivo se eu os tivesse assistido em dias diferentes. Só assim senti na pele o quanto estou acostumado, embora me sinta um pouco 'iluminado' (como toda pessoa alfabetizada numa sociedade de semianalfabetos ou analfabetos mesmo, embora poucos admitam), o quanto estou acostumado a pensar que o G.I. Joe, o 007, o Bruce Willis sempre vence, por que é melhor por natureza, por que ele É(????) o bem, sempre. E o quanto estou acostumado a pensar que problemas brasileiros sempre existirão, por que nos paises pobres como o Brasil o mal É o bem e vice versa.

Ninguém em sã consciência acredita nas leis do país, nos governantes do país. Por quê? Há sempre uma 'força conspiratória' impedindo as coisas de funcionarem, fazendo um Getúlio da vida pegar o ônibus só de ida. Porque é ASSIM QUE AS COISAS SÃO(????).

Veja só, em São Paulo houve uma greve de ônibus recentemente: uma greve dos ônibus FORJADA pelos empresários do tranporte público. Mais de um cobrador de ônibus me confirmou essa história. Eles chegaram pra trabalhar no dia da greve e os empresários haviam dado ordens para eles não trabalharem. Quem insistiu (???) foi pro olho da rua!!! Não houve ameaça aos empregados 'em greve', como seria de se esperar em uma greve. Pois é.

Sei lá qual o sentido disso tudo. Talvez seja só perguntar de novo: A artre imita a vida ou a vida imita a arte? Ou os dois? Ou nenhum?


-- psicografado por .^.dkn.^. às 2/10/2003 01:37:00 PM 0 comentários